ADESTRAMENTO

Adestrar significa treinar o animal para conviver melhor no meio em que vive, ou para determinada finalidade.
A primeira coisa a se saber no treinamento de um cão é que o tutor não pode se eximir de ter pelo menos alguma responsabilidade no processo educativo. É necessário que o tutor adquira conhecimento sobre algumas técnicas usadas no adestramento e ao mesmo tempo procure conhecer um pouco mais sobre o comportamento e necessidades naturais da espécie canina.
O tempo de treinamento e de aprendizado do cão é relativamente curto, pois os cães são animais muito inteligentes e aprendem muito rápido, porém o aprendizado deve ser constantemente reforçado para que o cão não "esqueça" e aos poucos deixe de executar os comandos.
Nas aulas de adestramento ensinamos os tutores a aproveitar situações do dia a dia para reforçar os ensinamentos de seus cães, tornando o treino mais fácil, prazeroso e melhorando cada vez mais os resultados.
Todos que convivem com o cão devem utilizar a mesma linguagem com ele para não deixa-lo confuso.
Todo tutor precisa aprender que o nome do cão deve ser relacionado apenas a coisas boas, positivas e prazerosas, nunca à repreensão ou coisas negativas. Fazendo assim, quando você o chamar pelo nome, ele vira correndo, pois sabe que recebera um agrado ou carinho.
Sempre encerre uma sessão de treinamento de forma positiva para você e seu cachorro. Repita um exercício que seu cachorro saiba atender com sucesso e faça muitos agrados quando terminar.