FORMAÇÃO DE FILHOTES

Quando resolvemos adotar ou comprar um novo mascote canino, normalmente temos uma grande expectativa: imaginamos que aquele animal irá alegrar nossos dias, que será um companheiro para diversas atividades. Esperamos que o cão seja educado, que brinque com as crianças, que faça suas necessidades apenas no local correto, que respeite as visitas e que cuide para não pisar nas plantinhas que temos no jardim. Porém, essa expectativa nem sempre é a realidade.

Um filhote quando chega na casa nova busca conhecer o ambiente com todos os sentidos que possuem, e aos poucos, se não for orientado, ele vai buscando por si só os seus espaços, ele escolhe onde é mais confortável para dormir, onde ele irá fazer as suas necessidades e pode inclusive escolher onde ele prefere fazer as refeições. Num espaço livre, sem regras, o cão busca se suprir de tudo que precisa, como por exemplo escolher objetos para brincar de mordiscar, cavar para gastar suas unhas, conseguir atenção das pessoas de maneira errada latindo ou pulando.

A educação do filhote é essencial e deve ocorrer desde o primeiro dia na casa nova. Um cão bem educado desde filhote será um adulto equilibrado, tranquilo e feliz, além de um ótimo companheiro para toda a família.

O treinamento para a Formação de Filhotes é realizada normalmente entre os 2 e 8 meses de idade.

Tem como objetivo construir uma comunicação clara e efetiva com o mascote, ensinando o cão o nome das coisas, bem como os comandos básicos de obediência (fica, senta, deita, vem e não). Busca-se estabelecer regras, delimitando os espaços onde o cão terá ou não terá livre acesso, organizar o local de alimentação, o local de descanso e o local onde se pretende que o cão faça suas necessidades. Criamos uma rotina, ensinamos os tutores a pontuar os positivos e negativos no momento adequado e orientamos o correto manejo do cão, suprindo todas suas necessidades naturais e evitando, dessa forma, o surgimento de comportamentos indesejados ou desvios comportamentais.

O treinamento de formação de filhotes, é voltado não somente para os cães, mas também, e principalmente, para seus tutores.

Onde são realizadas as aulinhas

As aulas de formação de filhotes possuem 3 modalidades:

Presencial - as aulas são todas realizadas no canil Von Bocão ou à domicílio.

Semi-presencial - o cãozinho vem para o canil Von Bocão e passa de 7 a 15 dias em treinamento, podendo receber visitas de seus tutores nesse período. Após esse treinamento, o cão retorna para sua casa e são realizadas 4 aulas online, nas quais são passados os comandos que foram ensinados ao cão e são propostas atividades para reforço constante do aprendizado.

Online - todas as aulinhas são realizadas online.

***** Devido a pandemia do Coronavírus, estamos com as aulas à domicílio temporariamente suspensas. 

Número de aulas e tempo de treinamento

O pacote de Formação de filhotes é composto de 4 a 8 aulas, dependendo da modalidade de treino escolhida. Nos casos quem que o cão faz uma parte do treinamento canil Von Bocão, esse período equivale em média a 4 aulas.

As aulas são realizadas com um intervalos, em média, de 4 a 7 dias entre elas.

O pacote todo de formação de filhotes tem a duração de 1 a 2 meses.

Idade para início

A Formação de Filhotes é realizada normalmente entre 2 e 8 meses de idade do cãozinho. Cãezinhos que ainda não tenham completado o esquema vacinal inicial, somente poderão realizar aulas online ou a domicílio, até terminarem a imunização inicial.