PERGUNTAS FREQUENTES

Vocês enviam cães para todo o Brasil? Como é feito o transporte?

Sim. Enviamos para todo o Brasil. O transporte geralmente era feito por via aérea, pela Latam ou Gollog, porém desde o início da pandemia do Coronavírus, passamos a enviar os cães por via terrestre, por transportadores especializados. As entregas geralmente são realizadas em pontos de encontro planejados estrategicamente dentro da rota programada. Os valores dependem do tamanho dos cães, destino e número de cães a serem entregues em uma mesma rota.

.

Os filhotes são entregues com quantos dias e com quantas doses de vacina e vermífugo?

Nossos filhotes são entregues após 60 dias de vida, com, no mínimo, uma vacina Puppy (contra parvovirose e cinomose), uma vacina Poli importada (V8) e 4 doses de vermífugo.

.

Os filhotes são microchipados? Para que serve o microchip?

Sim. Todos nossos filhotes são microchipados. Utilizamos o microchip CBKC AnimallTag. Cada um de nossos filhotes, além do microchip, recebe uma medalha de identificação com um código QR-code, um Cartão de Emergência e um Certificado de Microchipagem.

A medalha de identificação AnimallTAG é pequena e leve, permitindo inclusive a identificação de cães pequenos e grandes. É fabricada em material plástico e possui borda fosforescente que brilha no escuro por até 12 horas, facilitando a identificação do animal durante a noite.

No corpo da medalha está gravado o QR-code de identificação do animal. Quando lido por um celular, os dados do animal e proprietário são apresentados na tela, e o proprietário do animal recebe automaticamente em e-mail com a localização. 

O Certificado de Microchipagem é um documento, preenchido e assinado por Médico Veterinário, no qual constam os dados do animal e o número do microchip. É um documento muito importante em caso de viagens internacionais ou perda e roubo do animal.

O cartão de emergência que acompanha o microchip CBKC possui um código de barras QR-code que quando lido, aciona um sistema de buscas de animais perdidos. O proprietário recebe imediatamente, em seu e-mail, dicas de busca e o cartaz de animal perdido. Os veterinários e centros de zoonoses da cidade são informados e também recebem o cartaz de animal perdido. Em segundos forma-se uma rede de buscas pelo seu animalzinho. Guarde o cartão de emergência em um lugar seguro, como a sua carteira.

.

Vocês treinam cães?

Sim. Treinamos cães de todas as raças e idades. Trabalhamos com obediência básica e avançada, treinamento para guarda pessoal e territorial, formação de filhotes e reabilitação de cães.

.

Quantas vezes por dia devo alimentar o meu filhote?

Recomendamos alimentar filhotes 3 vezes por dia até no mínimo 1 ano de idade, podendo a partir daí passar para duas vezes por dia.

.

Qual quantidade de alimento devo fornecer ao meu filhote?

A quantidade depende muito do tipo de alimento (ração, alimentação natural) que você fornece ao seu cão. Para filhotes, geralmente não limitamos a quantidade de ração fornecida, mas limitamos o tempo que deixamos o alimento a disposição. Oferecemos comida à vontade ao filhote, dentro de um espaço de tempo limitado, em torno de 15 a 20 minutos. Após esse período, mesmo sobrando alimento, devemos recolher e oferecer novamente apenas no horário da próxima refeição. Esse pequeno detalhe é muito importante, pois além de contribuir para a saúde do animal, evitando que o alimento estrague, tem também uma grande influência na questão comportamental.

.

Com que frequência devo vermifugar meu Malinois?

Recomendamos que a vermifugação seja feita mensalmente até os 6 meses de vida do cão. Após os 6 meses, passamos a vermifugar os animais com um intervalo de 4 meses.

.

Posso ter um Malinois em apartamento?

Depende. O Pastor Belga Malinois é uma raça que possui um nível de energia alto. Até é possível ter um Malinois em apartamento (inclusive temos alguns clientes que conseguiram se adaptar muito bem), porém será necessário uma dedicação e um compromisso maior dos tutores com o cão. É imprescindível que o cão passeie na rua diariamente, para sociabilizar, fazer suas necessidades e gastar um pouco de energia, e também é muito importante realizar, no mínimo 3 vezes por semana, uma atividade física mais intensa com seu mascote, como brincar de bolinha, fazer treino de guarda, correr, nadar, ou praticar algum esporte de trabalho (exemplo IGP e Mondioring)

.

Malinois com crianças

O Pastor Belga Malinois é excelente com toda a família, em geral são cães muito companheiros, afetuosos e protetores. Porém, por serem cães de grande porte e dotados de uma grande vivacidade, podem assustar ou até mesmo derrubar crianças pequenas. Por isso, é importante acostumar as crianças com os cães e preferencialmente educar o animal para que ele aprenda a ter uma atitude mais calma ao lado dos tutores e respeitar o espaço das crianças da casa. 

.

Malinois com outros cães e animais

O Pastor Belga Malinois é um cão super sociável. Se for acostumado desde pequeno com outros animais, certamente terá um bom convívio e até uma grande amizade, inclusive com outras espécies, tanto maiores, quanto menores que ele, tendo uma leve tendência a dominar a matilha, pelo simples fato de ser mais ativo que os demais.

.

Como devo fazer a sociabilização do meu filhote?

A sociabilização do cão é uma das coisas mais importantes a ser feita. Consideramos que a fase mais importante, em que o cão está mais aberto a novas experiências, vai e 0 a 14 semanas de vida. A sociabilização do filhote tem como objetivo apresentar o mundo e os outros indivíduos a ele. Um cão bem sociabilizado fica mais equilibrado e tranquilo nas mais diversas situações. Cães com pouca sociabilização tendem a ser mais inseguros, medrosos e até demonstrar agressividade quando expostos a novos cenários. Embora tenhamos a limitação do esquema inicial de vacinação do filhote para sair na rua, o processo de sociabilização deve iniciar o mais cedo possível. Leve seu cão para passear de carro, apresente ele às visitas de todas as idades, leve-o junto quando for abrir a porta para alguém, faça ele escutar diversos tipos de barulhos e ruídos diferentes. Assim que ele estiver liberado para andar na rua, após completar o esquema inicial de vacinação, leve-o a uma praça e a outros locais (ambientes abertos e fechados em que seja permitida a presença de cães) para que ele possa experimental diversas texturas de pisos (grama, terra, pedras, asfalto, barro, etc.) e também sentir muitos odores diferentes. Dê banho no seu cachorro desde cedo, para que ele se acostume com a água. Mostre objetos diferentes a ele, como bicicletas e guarda-chuvas. Uma ótima sociabilização é a base para qualquer treinamento de cães. 

.

Quando devo iniciar o treinamento do meu filhote de Malinois?

Quanto mais cedo iniciar o treinamento, melhor! Assim que o filhote chega em casa já devemos iniciar bons hábitos, trabalhar pontos de recompensa, utilização de guia, organizar o espaço do cão, delimitando o local de descanso, o local de alimentação e o local onde o cão fará suas necessidades. É importante trabalhar momentos de controle, obediência e liberação desde cedo. 

.

Quando posso iniciar o treinamento para guarda ?

O cão de guarda deve ter tido uma ótima sociabilização, para que possa frequentar os mais variados ambientes acompanhado de seu tutor. Também é importante que tenha uma boa base de adestramento, no mínimo a obediência básica. E também é importante que o tutor tenha um bom controle do cão e um vínculo estreito. Por esse motivo, é indicado que o treinamento de guarda inicie após o treinamento de obediência. Em alguns casos é possível iniciar os dois treinamentos ao mesmo tempo, dependendo da idade do cão.

.

Um cão adulto pode ser adestrado?

Sim, os cães podem ser treinados em qualquer idade. A diferença é que quando fazemos a formação de filhotes, o treinamento é mais leve e rápido, pois o animal ainda não desenvolveu comportamentos e manias indesejados. Um cachorro adulto, normalmente, já apresenta algum problema comportamental, assim o trabalho já considerado de reabilitação, através do qual se busca criar bons hábitos e corrigir comportamentos indesejados.

.

Com que idade vocês recomendam castrar o meu Malinois?

Do ponto de vista comportamental e do crescimento e desenvolvimento do animal, o ideal seria que a castração ocorresse por volta dos 2 anos de idade. Entretanto, do ponto de vista médico veterinário, alertamos que a castração das fêmeas antes do primeiro cio tem o benefício de prevenção em 99% do desenvolvimento de tumores mamários. O risco de câncer nas fêmeas aumenta a cada cio sem a castração. 

.

Até que idade o Malinois cresce?

O Pastor Belga Malinois pode crescer em altura até 14 a 18 meses. Após essa idade ele começa a colocar corpo, o peito alarga e o cão ganha mais peso e robustez.

.

Atividade física para Malinois

Devemos levar em consideração vários aspectos, o objetivo é fazer o cão correr, desenvolver a musculatura e gastar energia. Nós consideram os que o cão tem uma "bateria", o objetivo é fazer com que o cão gaste uma porcentagem grande dessa bateria. Uma caminhada curta e lenta não funciona para fazer um Malinois gastar energia. É necessário um exercício mais intenso. Uma quantidade adequada de exercício físico é fundamental tanto para a saúde do Pastor Belga Malinois quanto para um bom comportamento. Se o cão não é estimulado a fazer exercícios físicos e fica sempre com a sua "bateria na carga máxima" ele vai sentir necessidade de buscar coisas para gastar sua energia, e assim, sem o direcionamento correto, provavelmente desenvolverá problemas comportamentais, como agitação, ansiedade, latidos, cavar buracos e destruição de objetos.

O indicado é no mínimo uma hora de exercícios intensos para um Malinois voltar para casa satisfeito e com a sua "bateria" baixinha.

.

É melhor macho ou fêmea para guarda?

A verdade é que o sexo pouco importa. O que devemos analisar são as caraterísticas do indivíduo, tais como segurança, sociabilização e atitudes. 

.

Qualquer pessoa pode ter um Pastor Belga Malinois?

Não. O Malinois, por ser um cão mais ativo que a maior parte das raças, tem a tendência a testar mais seus tutores, o que impõe mais atitude e firmeza por parte dos donos. Além disso, é um cão que requisita mais em relação a disponibilidade de tempo para treinamento e atividades físicas. É importantíssimo que o Pastor Belga Malinois possa praticar com regularidade exercícios físicos intensos para gastar energia, caso contrário ele pode se tornar um problema para a família. 

.

Malinois tem problema de displasia coxofemoral? 

As causas da displasia coxofemoral são multifatorias, sendo os fatores hereditários os elementos primários determinantes. A raça Pastor Belga Malinois em geral é muito pouco acometida pela displasia coxofemoral. Entretanto, por ser uma doença de origem multifatorial, embora praticamente não possua predisposição genética, é importante atentar às causas ambientais. Os cães não devem ser expostos a pisos escorregadios e devemos evitar que eles utilizem escadas com frequência.

.