logo_color_since-01 (1).png

REABILITAÇÃO DE CÃES - PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS

***** Devido a pandemia do Coronavírus, estamos com as aulas à domicílio temporariamente suspensas.

A reabilitação é um processo de reestruturação de rotina, regras e limites, com o objetivo de atingir um equilíbrio emocional e físico do animal, além de promover harmonia no ambiente familiar.

A espécie canina, embora tenha sofrido diversas mudanças genéticas por cruzamentos selecionados e tenha se adaptado muito bem à vida dentro de casa junto ao homem, ainda carrega em sua essência instintos e necessidades naturais da espécie. Essas necessidades quando não satisfeitas, quando impomos ao cão uma vida completamente artificial e diferente daquela que seus ancestrais experimentavam na natureza, acabam por gerar uma série de frustrações e ansiedades no animal. Essas frustrações e ansiedades causam estresse excessivo, desencadeando tanto doenças físicas quanto doenças mentais, que podem se manifestar por comportamentos anormais.

Podemos ter uma noção mais clara disso quando observamos o comportamento anormal de animais de cativeiro, como automutilações, comportamentos estereotipados (movimentos/comportamentos repetitivos obsessivos e sem sentido) depressão e agressividade, por exemplo. Esses comportamentos significam que estes animais estão psicologicamente e emocionalmente afetados pelo cativeiro e pelas condições em que são mantidos. Esses e outros comportamentos anormais também podem ser observados em cães e outros animais domésticos e são causados sobretudo pelo confinamento e falta de estímulos.

Outros exemplos de comportamentos patológicos apresentados por cães psicologicamente e emocionalmente desequilibrados são:

- Ansiedade de separação

- Agressividade extrema

- Insegurança extrema

-Pânico de barulhos

- Latidos excessivos

- Destruição de objetos

- Automutilação

- Reatividade extrema à manipulação corporal

Esses transtornos comportamentais podem ter uma infinidade de causas, alguns exemplos são:

- Histórico de maus tratos

- Falta de exercício físico

- Mudanças drásticas na rotina familiar e da casa

- Falta de sociabilização

- Inclusão ou perda de outro membro da família

- Isolamento social

- Falta de sociabilização com outros animais ou pessoas

O trabalho de reabilitação, ou modificação comportamental de cães é complexo. Cada caso deve ser analisado minuciosamente para que se busque entender a origem do problema. São avaliados aspectos como saúde, histórico de comportamento do cão, a relação dele com a família, a rotina, e todos os ambiente aonde o cachorro já viveu. Também são analisadas questões referentes a aprendizagem, ou seja possíveis associações criadas pelo cão em situações diferentes.

É importante, ainda, mencionar que nem sempre as coisas são o que parecem. Um comportamento indesejado pode estar diretamente relacionado a uma doença ou desconforto físico que o animal está passando e não ser propriamente um problema comportamental, da mesma forma uma doença ou problema de saúde pode ter sua origem em um desequilíbrio emocional.

Por esse motivo, a avaliação minuciosa do caso é essencial, e deve ser realizada pelo especialista em comportamento animal em conjunto com o Médico Veterinário.

COMO FUNCIONA O TREINAMENTO DE REABILITAÇÃO DE CÃES

A consulta comportamental é um atendimento realizado pelo especialista em comportamento canino, e, havendo necessidade, o animal é avaliado pela Médica Veterinária, para que as causas do comportamento e possibilidades terapêuticas sejam também consideradas do ponto de vista médico.

Durante o primeiro atendimento, busca-se obter a maior quantidade de informações possíveis sobre o animal, além de discutir com os tutores as possíveis causas do problema, seus fatores desencadeadores, as implicações para o bem-estar do animal e da família, assim como os objetivos terapêuticos.

Na primeira sessão é definido o tipo de terapia mais apropriado ao caso, estabelecido o plano de treinamento e alterações necessárias no manejo e no ambiente. Sempre que possível, o plano de treinamento e terapia selecionados já são postos em prática durante o primeiro atendimento. A terapia indicada deverá ser seguida em casa pelos tutores.

QUANDO PROCURAR CONSULTA COMPORTAMENTAL

A consulta comportamental deve ser buscada sempre que os tutores identificarem um comportamento problemático ou fora do normal.

A busca por atendimento comportamental também é de grande valia para o caso de filhotes. O atendimento, neste caso terá como objetivo orientar os tutores sobre o melhor manejo do ponto de vista comportamental, assim prevenindo problemas futuros.

A consulta comportamental também se aplica aos cães mantidos em grupos (casas com mais de 3 animais, abrigos, criadores etc.). Nesse contexto, o o especialista em comportamento canino buscará, dentre outros, indicar o melhor manejo ambiental voltado para o bem-estar dos animais.

Em condições de confinamento, especialmente em ambientes com poucos estímulos, o estresse crônico costuma desencadear doenças físicas e psicológicas. A modificação ambiental é, portanto, crucial para a prevenção e tratamento destas doenças.

A terapia comportamental também pode ser buscada em casos de animais que já estejam sendo tratados por Veterinário, por doenças físicas desencadeadas ou agravadas por desequilíbrios emocionais. As técnicas de terapia comportamental complementarão o tratamento médico em andamento, proporcionando uma abordagem completa, do corpo e da mente, necessária para um controle efetivo dessas doenças.

QUAL É A DURAÇÃO

O atendimento comportamental, independente da modalidade, tem duração em média de uma hora e meia, e o número de atendimentos necessários dependerá do caso e da gravidade da situação, mas em geral é realizado em 6 a 8 sessões. O tempo total de tratamento comportamental costuma ser curto, geralmente não mais do que dois meses, pois empregamos técnicas pontuais para uma rápida modificação comportamental. 

ONDE OCORRE

O atendimento comportamental é realizado canil Von Bocão ou no domicílio do cliente. Em casos especiais, também pode ser feito o aconselhamento comportamental online, principalmente pela distância que impossibilite o deslocamento. Atendemos também na modalidade semi-presencial, na qual o cão permanece canil Von Bocão por um período de 7 a 10 dias, e depois de retornar para sua casa são realizadas mais algumas vídeo aulas (de acordo com a proposta de terapia escolhida).

***** Devido a pandemia do Coronavírus, estamos com as aulas à domicílio temporariamente suspensas.